segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Campanha de multivacinação segue até sexta no Cabo de Santo Agostinho



Os postos de saúde do município do Cabo de Santo Agostinho estiveram abertos durante todo esse sábado (24/09) para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A imunização foi iniciada na segunda-feira (19) segue até o dia 30 no Cabo, sendo oferecida em 43 Postos de Saúde da Família (PSF’s), além de pontos de vacinação nos engenhos. A expectativa é que mais de 13 mil crianças e adolescentes serão beneficiadas. 14 tipos de vacina foram ofertadas nessa campanha, com intuito de reduzir as doenças imunopreveníveis e promover a atualização da caderneta de vacinação.
A abertura oficial do Dia D da campanha aconteceu no PSF do Alto da Igreja, em Ponte dos Carvalhos, e reuniu pais, crianças, adolescentes e profissionais de saúde. No evento, cerca de 100 doses de vacina foram aplicadas. Patrícia Cavalcante, 24 anos, levou a pequena Isadora, de 4 anos, para atualizar sua caderneta no Alto da Igreja. “Esse posto de saúde nunca falta vacina, e como hoje é o dia D, eles intensificam as atividades. Trouxe minha filha para tomar as vacinas e ficar e deixar o cartão todo atualizado”, disse ela.
O gerente de Atenção Básica, Edson Santos Sobrinho, esteve no local incentivando a vacinação do Dia D. “Este ano tivemos uma campanha diferenciada com uma equipe bastante preparada, os pais engajados e a prevenção de cáries. Conseguimos alcançar altos níveis de crianças, inclusive imunizá-los contra a HPV”, disse.
Este ano, a ação é voltada para crianças menores de cinco anos e para crianças de nove anos, além de adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Entre as vacinas que devem ser atualizadas está a vacina contra poliomielite. Entretanto, nem todas as crianças deverão ser vacinadas, somente as que estão com ela em atraso.
“Essa campanha é diferente das anteriores. Este ano é exclusivo para atualização da caderneta de vacina. Este é nosso objetivo, os 14 tipos de vacinas que estarão beneficiando crianças e adolescentes são Hepatite A, VIP, Meningocócica C, Rotavírus, HPV, Pneumo 10, Febre amarela, Varicela, Pentavalente, Tetraviral, Dupla adulto, DTP, Tríplice viral e VOP (poliomielite)”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI/Cabo), Ângela Gomes.
A equipe de saúde bucal da Secretaria de Saúde também está engajada na campanha, aproveitando o momento de vacinação nos postos para lembrar às crianças e adolescentes sobre a importância de cuidar dos dentes. “Aproveitamos a vinda deles aos PSF’s para orientá-los não só quanto a importância da vacinação, mas também quanto ao cuidado com a saúde bucal”, comentou a coordenadora, Elizabete Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, deixe seu comentário