As manchas de óleo que apareceram em diversos pontos do litoral nordestino e desde a última quinta-feira (17) voltaram a atingir praias de Pernambuco avançaram e chegaram ao município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), nesta quarta-feira (23).
A praia de Barra de Jangada amanheceu manchada pela substância oleosa e desde as primeiras horas do dia, equipes da Prefeitura, do Governo do Estado, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Defesa Civil e voluntários limpam a área. As equipes já encheram cerca de 40 tonéis com o óleo recolhido da praia. Segundo o superintendente da Defesa Civil de Jaboatão, coronel Arthur Paiva, por volta das 23h dessa terça-feira (22), funcionários da Prefeitura localizaram pequenas manchas, que foram recolhidas prontamente. Paiva disse ainda que, às 4h da madrugada desta quarta, uma grande mancha foi detectada pelas equipe e desde então realizam limpeza na praia.
"Desde as 23h detectamos as primeiras manchas de óleo aqui e desde lá estamos trabalhando para tirar o que chegou. Às 4h localizamos bem mais e começamos um esforço maior para limpar", falou.
Ainda de acordo com Arthur Paiva, a faixa de areia da praia de Barra de Jangada está totalmente limpa e agora as equipes devem se concentrar em limpar o mar, assim que a maré estiver baixa. "A parte da terra totalmente limpa. Vamos agora para a água. Segundo o Ibama, quando o óleo se assenta no solo do mar, ele não se movimenta, nem com maré baixa ou alta. Por isso, na maré baixa vamos retirá-lo e o que sobrar, iremos tirar na próxima maré baixa", explicou.
Com a chegada da substância em Jaboatão, o município se torna a oitava cidade afetada pelas manchas de óleo desde a quinta-feira (17). Outras manchas foram registradas nas praias dos municípios de São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho.
Fonte:jc

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro visitante, deixe seu comentário