quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense

Programação do dia 15 de novembro nesta Terça feira Concentração em nossa sede Às 07h (manhã) Hasteamento dos pavilhões às 08h, Em seguida um desfile pelas principais ruas da cidade em direção ao largo do mauriti, segundo O músico Davi Caetano onde receberemos um delicioso café da manhã doado por nosso amigo e parceiro Biró do Leão (armazém)
HISTÓRIA – Em 03 de Setembro de 1888 foi criada a primeira banda de música do Cabo, chamada “Clube Filarmônico cabense” e composta por funcionários da estrada de ferro. Em 1904, houve uma dissensão entre os associados e uma banda paralela foi criada com o nome de “Sinfônica do Cabo”. A banda paralela sobreviveu poucos anos devido à problemas financeiros.
Em 1905 foi criada a “Sociedade Musical 30 de Julho”, uma nova dissidência do clube filarmônico e constituído por funcionários da extinta “CREAT WESTRW” (Empresa Ferroviária) que se tornou uma forte concorrente, à altura do “Bacurau”, e foi apelidado de “Jaguará”, em alusão a um músico da banda. A Jaguará foi extinta em 1911, devido à transferência das oficinas da estrada de ferro para Jaboatão, enquanto a Bacurau Sobreviveu mais alguns meses.
Passando apenas dois anos da dissolução do “Clube Filarmônico Literário Cabense”, um grupo de ex-associados fundou outra banda de música em 15 de Novembro de 1914. A nova banda “Filarmônica XV de Novembro Cabense” passou a usar o estandarte e instrumental da extinta banda conforme foi lavrada a ata de extinção.
Em 1915 a diretoria da Filarmônica XV de Novembro Cabense solicitou ao prefeito da época, o Dr. Paulo de Amorim Salgado, uma subvenção. Este, respondeu que daria não apenas uma subvenção, como também a tornaria de utilidade pública.  Tal fato ocorreu em 06 de Agosto de 1915, e em 16 de Maio de 1922 foi feita aquisição de um prédio situado a Rua Vigário João Batista nº 115.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, deixe seu comentário